Prefeitura de Jaqueira inicia segunda etapa da vacinação contra febre aftosa

INSCRIÇÕES | Produtores rurais devem procurar secretaria de Agricultura até o dia (30) de novembro

Até o próximo dia 30 de novembro, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jaqueira estará empenhada na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os pequenos produtores rurais devem procurar a secretaria até o final do mês para fazer o cadastro e garantir a vacinação dos animais. A Agricultura funciona das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira, no prédio da prefeitura, localizada na Avenida Francisco Pellegrino, 162, no Centro.

"Para atingir toda a vacinação, os servidores do nosso município fazem o cadastramento, agendam com os produtores rurais e realizam a aplicação das vacinas em todas comunidades ", detalha a prefeita Ridete.

Ridete conta que em junho, os animais receberam a dose durante a primeira etapa. Naquele período, o município, reforçou a vacinação, garantindo a compra de 300 doses; pois 225 doses enviadas pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) não foi suficiente para atender os animais, entre eles, vacas, bezerros, garrotes e novilhos.

A doença viral é altamente contagiosa e afeta além de bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Segundo a Adagro, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, água e alimentos. É altamente transmissível por animais doentes e pelas secreções e excreções como saliva, urina, fezes, leite, e outros.