Accessibility Tools

Breadcrumbs

Qual atleta vai representar Jaqueira no Mundial de Karatê?

ESPORTE| Renato Andrade tem 17 anos, abriu mão de ser jogador de voleibol profissional para seguir com arte marcial

Com menos de um ano praticando a modalidade do karatê, arte marcial de origem do Japão, o atleta jaqueirense Renato Andrade de 17 anos, se prepara para o maior desafio na modalidade que pratica: competir no Campeonato Mundial de Clubes de Karatê. O encontro vai acontecer em novembro, em Fortaleza, no Ceará. Para chegar no estado e representar a cidade de Jaqueira, o estudante do 3º ano do Ensino Médio divide o tempo entre os estudos e os treinos que estão acontecendo três vezes por semana.   

O atleta conta que começou a treinar por causa de uma amiga. No começo, ele só participava das aulas por diversão, mas acabou se interessando pelo novo esporte. Renato revelou que abriu mão de ser jogador de voleibol profissional. A partir de agora o foco dele é na arte marcial.

Iniciante na modalidade o jovem já acumula importantes títulos em competições do Karatê:

CAMPEÃO: em setembro, na capital Recife, o jaqueirense conquistou o 1º lugar, durante a Copa-Monteiro;

VICE-CAMPEÃO: também em setembro deste ano, o atleta conquistou 2º lugar, no Campeonato Brasileiro, em Cabedelo-PB;

TERCEIRO LUGAR: em agosto, Renato jogou em casa e garantiu posição no pódio, ficando em 3º lugar, durante a Copa Bassai, sediada em Jaqueira.  

 “Estou muito orgulhoso com a minha conquista, com poucos meses de treino e conquistando todos esses títulos. É uma sensação maravilhosa ver que meu esforço e dedicação estão valendo a pena”, conta. Renato disputa na categoria Júnior, mas para buscar novas medalhas, através do Clube Bassai Daí, instituição que tem sede em Jaqueira e na cidade do Cabo de Santo Agostinho, o competidor conta com o estímulo da família e dos amigos. Segundo ele, o apoio da prefeitura de Jaqueira vem sendo fundamental.

 “Sem o apoio do município, eu não teria meios suficientes para chegar onde estou agora, até porque sendo morador de uma cidade pequena, é desafiador se destacar em um esporte como esse. Mas é massa poder levar o nome da minha cidade”, destaca. Ainda segundo Renato, esse apoio da gestão municipal é um incentivo e abre portas também para novos atletas e novas oportunidades.  

 “Renato é um jovem revelação do karatê, está participando sempre das competições, representando Jaqueira nos eventos e sempre trazendo medalhas. É dessa forma que ele, com muita determinação, garra e foco, vai seguindo no pódio. Sucesso, meu jovem. Rumo ao pódio no Mundial, em Fortaleza”, vibrou o diretor de Esportes de Jaqueira, Maurício Pellegrino. 

PESQUISAR

...